domingo, 3 de março de 2013

Aceitação é a solução

Aceitação é a solução para todos nós. Independente do problema que se vive aceitar que isso é real pode abrir uma porta para a solução do mesmo.
No nosso caso aceitar que estamos sofrendo por causa da dependência química ou alcoolismo próprio ou de alguém que amamos pode nos ajudar a abrir a porta da busca de ajuda para resolver o problema.
Qual é o problema então?
O problema é a negação, ela nos impede de ver as coisas como realmente são. Para a maioria dos seres humanos a negação é um ato quase que natural, passamos por diversas situações na vida que nos remetem a ela e ela nos protege da verdade que não queremos assumir, sentir ou encarar como, por exemplo, a morte de alguém, perceber e assumir erros, que o problema é nosso sim, que isso não podia ter acontecido e por ai vai.
Para o dependente químico e alcoolista a negação defende ele da responsabilidade de tomar uma atitude sobre seu uso compulsivo. Nega o problema mesmo que isso esteja claro e evidente para ele, assim ele se protege de se sentir um fracassado ou impotente.
Para os familiares e amigos essa negação os impede de ver que existe algo de errado com aquela pessoa amada, que isso não está acontecendo com você, na sua família ou mesmo que isso não está acontecendo ao mundo todo e que sua atenção ao assunto é de suma importância.
Existe um formato de proteção do EU que os seres humanos utilizam quase que instintivamente por diversos motivos ou situação, independentemente de qual seja ela, esta proteção alimenta essa negação e esta proteção é conhecida por barreiras de negação e é composta por 8 pontos que funcionam assim:


1 – Repreensão – protege do medo de ser repreendido pela família ou pela sociedade tanto por parte do dependente/alcoolista como para familiares e amigos.
2 – Minimização – o problema é minimizado pelo dependente e pela família.
3 – Justificativas – justificam o problema baseando-se em fatos pregressos ou cotidianos tanto de âmbito cognitivo, pessoal ou mesmo social.
4 – Mentiras – nega o problema, mente sobre o real tamanho do problema, defendem-se da verdade.
5 – Projeção – projetam nos outros ou em situações reais ou não do presente ou do passado o causador desses problemas.
6 – Racionalização – buscam explicações racionais para suas justificativas e mentiras.
7 – Apagamentos  – negam por se esquecerem dos fatos (mais por parte do dependente que sobre efeito principalmente de álcool reduzem sua capacidade de memória)
8 – Memória Eufórica – sempre se lembram dos momentos bons, da euforia, da festividade e outros.

A aceitação é a única solução para quebrar essas barreiras, ela demanda muita coragem e honestidade por parte do dependente/alcoolista e dos familiares e amigos.
Negar o fato que o problema existe só vai dar margem ao problema se agravar, lembre-se ou aprenda que a doença é progressiva e ela progride sempre para pior.
Esconder o problema não vai resolver nada, você vai continuar sofrendo sozinho(a) quando o melhor é compartilhar, tem um frase que deixa claro isso: “sofrimento compartilhado, sofrimento diminuído”, ou mesmo “a dor não pode ser evitada, o sofrimento sim”.
Se estiver com problemas, simplesmente aceite que você precisa de ajuda para resolvê-los, sejam eles quais forem. Como falei em uma de minhas postagens anteriores “Porque?” existem pessoas dispostas a ajudar e compartilhar suas experiência, não deixe de utilizar essa poderosa ferramenta.

Boa semana a todos até o próximo post.

Suas sugestões e comentários são muito importantes para a melhoria do Blog.
Vote também na enquete.

Um comentário:

  1. Muito interessante sua postagem.
    A ignorância pode me proteger e me manter numa zona de conforto, mas também me mantém presa a um ciclo de sofrimento que só poderá ser rompido com a admissão da realidade.
    É isso aí, bacana termos consciência das barreiras da negação.

    ResponderExcluir